Boicota SP, para quem abusa dos preços em Sampa

Hoje foi lançado um site/aplicativo que já está dando o que falar (tanto que o site já caiu algumas vezes): o BoicotaSP. O site tem a proposta de denunciar estabelecimentos que praticam “preços extorsivos” por produtos ou serviços na cidade de São Paulo.

Boicota SP

Pessoalmente, eu sou muito a favor de exibir dicas e opiniões dos próprios consumidores em sites, para que outros consumidores possam se precaver de prováveis roubadas. Por isso uso bastante o FourSquare, deixo dicas dos lugares que vou e frequentemente consulto dicas deixadas por outras pessoas antes de pedir um prato ou até mesmo de ir no estabelecimento.

Minha experiência em São Paulo, com cinco anos completos mês passado, eu narro sempre por aqui ou nas minhas redes sociais. E minha opinião não é novidade para as pesquisas divulgadas periodicamente por fontes com mais credibilidade que eu: é muito caro viver em São Paulo. Muito. Não somente pagar o aluguel ou bancar um automóvel, mas o lazer também é bastante salgado. Por sorte, existem opções de cultura bem baratas ou gratuitas, mas é na gastronomia que o lazer fica restrito.

E não estou falando, obviamente, de lugares com bastante conforto e atendimento super, destinado a públicos mais “selecionados” (quando não querem dizer que é classe A). Outro dia entrei num restaurante e – logo de cara – soube que a conta ia ser uma mordida, mas me permiti. Nunca comi uma feijoada tão cara na minha vida, mas fui muito bem servido, atendido e praticamente mimado, em um ambiente muito confortável. Paguei por isso, claro, mas não me senti lesado ou enganado.

A proposta do site é exibir quem se aproveita do “tem quem pague” e abusa no preço, sem compensar no restante – atendimento, estrutura, etc. Isso é bem bacana e espero que as pessoas participem, que isso “cole”.

No entanto, gostaria de ver mais do que a simples justificativa do preço. Gostaria de ver malharem o Judas de quem te atende mal, de quem não oferece um ambiente limpo e seguro para seus clientes, de quem faz trambicagem na hora de pagar a conta. Esses também são vilões que precisam ser expostos, para que outros clientes não sofram e talvez para que se redimam e melhorem seus estabelecimentos.

Aqui do meu lado, no meu bloguinho, vou continuar falando disso tudo, e também claro, dar dicas de lugares que valem a pena (além dos pontos positivos dos lugares “marromenos” também).

As sacolinhas voltaram

Não vai dar sacola plástica?Alvo de muitas críticas, o acordo entre os Governo de São Paulo e a APAS (Associação Paulista de Supermercados), foi suspenso pela Justiça. O acordo utilizava argumentos ambientais para justificar o não fornecimento de sacolas plásticas descartáveis para o embalo das compras de seus clientes.

Já no início, o PROCON havia exigido o fornecimento das sacolas com um aviso prévio de 45 dias. Depois disso, os supermercados foram proibidos de vender sacolas não-retornáveis – pois estavam vendendo as sacolinhas “verdes” (biodegradáveis). Agora, após um período de muita discussão, as sacolas estão de volta, por determinação judicial.

Em minha sincera e honesta opinião, esse acordo já vai tarde. Como a grande maioria dos consumidores, eu reutilizo as sacolas plásticas de supermercado. Não faz sentido algum, a meu ver, deixar de usar as sacolinhas mas passar a usar sacos de lixo (também plásticos). Além disso, o plástico das sacolas é reciclável.

Acredito muito mais em medidas de conscientização das pessoas para os 3 R’s – Reduzir, Reutilizar, Reciclar – que em acordos punitivos ou restritivos como esse. Até porque, mais me parece uma medida de redução de custos que propriamente ambiental, tendo em vista que vários clientes passaram a usar as sacolinhas de horti-fruti (também plásticas) para embalar suas compras, e os mercados não os impediam, óbvio.

* A imagem engraçadalha do post eu roubei do Humor com Bobagem

Golpes em inglês

Av Paulista - MASPSe você fala inglês, isso pode não ser necessariamente uma vantagem ao circular pelas ruas de São Paulo. Existem golpistas, alguns já famosos, que se utilizam de historinhas de gringo perdido e abusam da hospitalidade do brasileiro e da “chance” de treinar seu inglês e ainda ajudar um estrangeiro. O que eles fazem, my friend, é roubar o teu dinheiro.

Aqui eu cito alguns dos mais famosos e, por incrível que pareça, ativos golpistas da cidade, que continuam por aí aplicando seus golpes nas pessoas. Fica esperto e acompanha as dicas. Continuar lendo…

São Paulo ganha cobertura 3G na Linha 4 – Amarela do Metrô

Linha 4 Amarela do Metro

A Linha 4 – Amarela do Metrô de São Paulo – que é uma das mais modernas e seguras do estado – agora conta com cobertura 3G aberta ao público. Por enquanto, a cobertura é parcial – só entre as estações Faria Lima e Luz, trecho de pouco mais de 7Km – mas tem previsão de sinal em toda a linha até março de 2012.

Foram instalados 30 mil cabos de radiofrequência nos túneis e 89 antenas para garantir acesso à internet para os mais de 500 mil passageiros que utilizam a linha diariamente e sentiam falta de poder dar checkin no FourSquare :-) .

A Linha Amarela já está funcionando normalmente das 4h40 às 0h00, com 7 estações (Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Paulista, Luz e República) e integrando com outras linhas de trem e metrô. Confira as fotos da estação que tirei ainda em fase beta.

Desfiles oficiais do Carnaval 2012 em São Paulo

Mapa do Sambódromo de SP

BRINDE! Baixe o Mapa do Sambódromo em PDF

Uma boa dica de cultura e diversão para quem vai curtir o carnaval em Sampa é acompanhar de perto os desfiles das Escolas de Samba.

Dia 17/02 começam os desfiles oficiais do carnaval de 2012 em São Paulo com o Grupo Especial, que vão até o dia 24/02, com o Desfile das Campeãs e acontecem no Sambódromo do Anhembi.

Abaixo a ordem dos desfiles das escolas e horários. Ao lado você pode baixar um brinde especial: o mapa do Sambódromo e de como chegar lá. Enjoy ;-)

Grupo Especial – Sexta-feira – 17/02/2012

1ª – Camisa Verde e Branco (A.C.S.E.S. Mocidade Camisa Verde e Branco) – 23:00hs
2ª – Império de Casa Verde (G.R.C.S.E.S. Império de Casa Verde) – 00:05hs
3ª – X-9 Paulistana (G.R.C.E.S. X-9 Paulistana) – 01:10hs
4ª – Vai-Vai – (G.R.C.S.E.S. Vai-Vai) – 02:15hs
5ª – Rosas de Ouro (Sociedade Rosas de Ouro) – 03:20hs
6ª – Acadêmicos do Tucuruvi – (G.R.C.S.E.S. Acadêmicos do Tucuruvi) – 04:25hs
7ª – Mancha Verde (G.R.C.E.S. Mancha Verde) – 05:30hs

Grupo Especial – Sábado – 18/02/2012

1ª – Dragões da Real (G.R.C.E.S. DRAGÕES DA REAL) – 22:30hs
2ª – Pérola Negra (G.R.S.C.E.S. Pérola Negra) – 23:35hs
3ª – Mocidade Alegre (G.R.C.E.S. Mocidade Alegre) – 00:40hs
4ª – Águia de Ouro (G.R.C.S.E.S. Águia de Ouro) – 01:45hs
5ª – Unidos de Vila Maria (G.R.C.S.E.S. Unidos de Vila Maria) – 02:35hs
6ª – Gaviões da Fiel (Grêmio Gaviões da Fiel Torcida) – 03:55hs
7ª – Tom Maior (G.R.E.S. Tom Maior) – 04:00hs

Grupo de Acesso – Domingo – 19/02/2012

1ª – Unidos de São Lucas (G.R.C.S.E.S. Unidos de São Luca) – 21:00hs
2ª – Estrela do 3º Milênio (G.R.C.E.S. Estrela do Terceiro Milênio) – 22:00hs
3ª – Unidos do Peruche (G.R.C.S.E.S. Unidos do Peruche) – 23:00hs
4ª – Nenê de Vila Matilde (G.R.E.S. Nenê de Vila Matilde) – 00:00hs
5ª – Morro da Casa Verde (S.C. Morro da Casa Verde) – 01:00hs
6ª – Imperador do Ipiranga (S.E.S. Imperador do ipiranga) – 02:00hs
7ª – Acadêmicos do Tauapé (G.R.E.S. Acadêmicos do Tatuapé) – 03:00hs
8ª – Leandro de Itaquera (G.R.C.E.S. Leandro de Itaquera) – 04:00hs

Desfile das Campeãs – Sexta-feira – 24/02/2012

Desfilam as duas primeiras colocadas do Grupo de Acesso e as cinco primeiras do Grupo Especial.

Acompanhe todas as novidades sobre os ensaios e desfiles no Twitter da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo. Veja também as fotos oficiais.

O Sambódromo do Anhembi fica na Avenida Olavo Fontoura, 1209 – Santana – São Paulo – SP.

BRINDE: Baixe o Mapa do Sambódromo em PDF :-)