Rios de São Paulo

Projeto Rios de São Paulo

O Projeto Rios de São Paulo é uma realização da Rede Globo em parceira com o IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica) que tem a intenção de ajudar na revitalização dos rios Tietê e Pinheiros, os principais do estado e que cortam a capital, acompanhando as duas principais vias da cidade. Ambos extremamente poluídos.

Há muito tempo diversas autoridades, governamentais ou não, estão envolvidas em projetos para limpeza dos rios, mas ainda sem efeito. Por conta da contaminação  de suas águas e margens com materiais tóxicos, lixo, sujeira de todo o tipo e a constante degradação de seus leitos, além da absurda falta de consciência e educação do povo que ainda joga lixo nos rios, é praticamente uma tarefa hercúlea, alguns acreditam ser impossível.

O Projeto, que trata de realizar etapas de educação, fazendo palestras em instituições e exibindo reportagens frequentemente na TV, agora inova com uma ação inédita. Desenvolvido em conjunto pelo IPT e Globo, um equipamento flutuador vai percorrer 500 Km do Rio Tietê medindo a oxigenação da água em diversos trechos para tentar identificar os pontos críticos da poluição.

O flutuador é acompanhado por uma equipe. Dan Robson, um esportista, será o guardião do equipamento durante todo o trajeto, acompanhando-o com um caiaque e resolvendo problemas do caminho (e são muitos, principalmente bloqueios por conta do lixo). Além dele, outras pessoas se revezam no apoio e transmissão do esportista. Os dados são transmitidos em tempo real e divulgados através da Internet – em um canal dedicado e no Twitter – e da TV, em matérias especiais.

Acompanhe o Flutuador em Tempo Real

One thought on “Rios de São Paulo

  1. Oi pessoal,

    É muito bom ver tantas respostas positivas em relação ao trabalho do Dan em parceria com a Globo.
    Para quem quiser continuar seguindo a aventura dele no Rio Tietê após o término do projeto, é só entrar no site dele (www.dan.com.br), ou no twitter (http://twitter.com/danrobsondias). Ele vai seguir com seu projeto Tietê às Claras.

Fazer um comentário