Rancho da Traíra - preço salgado e comida sem sal
Fui almoçar com a família no Rancho da Traíra lá na Vila Mariana. Segundo o cunhado do meu cunhado (não, não vou tentar fazer uma relação entre árvores genealógicas para achar um nome pra isso), Marcos, seria um peixe show de bola, sem espinha e tal. Realmente, espinha eu não achei nenhuma. Mas também foi difícil arrancar algum gosto do peixe. Principalmente porque é peixe de água doce, que já tem um “ranço” característico.
Ambiente bastante agradável, simples, quase meia-luz, fresco (novamente segundo o Marcos, quando está cheio de gente fica um calorzão). Mas a comida deixou MUITO a desejar. Pedimos a tal traíra, que é a especialidade da casa, junto com umas iscas de tilápia, um arroz bem básico e um pirão. Só se salvou o tira-gosto, da tilápia, que comendo com o molho tártaro fica um ótimo acompanhamento pra cervejinha.
Salgado mesmo foi o preço. Putz! São Paulo é meio caro pra essas coisas, mas aquilo ali é demais da conta.
Dica de Sobrevivência: Fique longe!
[UPDATE]
Por solicitação dos departamentos jurídico e de marketing em comentário abaixo, o logotipo da empresa foi removido do post, mediante alegação de quebra de direito autoral.
Sobre os comentários, devo salientar que os textos expostos em um blog são unicamente a livre expressão de opinião pessoal, defendida pela Constituição Brasileira, desde que não seja anônima e/ou ofensiva. O meu texto, além de não ser ofensivo, expõe características reconhecidamente positivas do restaurante (o ambiente agradável, o tira-gosto) não se limitando às críticas negativas - que eu teria todo o direito de fazer.
Saliento ainda que a expressão “ranço”, disposta propositalmente entre aspas para dar a entender que não deveria ser interpretada de forma literal, em muitas regiões do país é utilizada para explicar um sabor característico muito forte que se mantém presente e sobrepõe outros acompanhamentos, como o azeite de dendê, por exemplo. Ao mesmo tempo, devo observar que a expressão foi utilizada para apontar uma característica presente em peixes de água doce de uma forma geral e não ao peixe preparado pela cozinha do restaurante em questão. Copiando a frase: “Principalmente porque é peixe de água doce, que já tem um “ranço” característico.”
Por último, explicito o caráter de entretenimento desse blog, que oferece dicas de forma lúdica e descontraída, não possuindo nenhuma intenção de denegrir ou promover a imagem de qualquer empresa, serviço ou produto.
junho 12th, 2008 08:54
Nos termos do artigo 5.º, IV da Constituição da República é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. Contudo, o mesmo diploma legal, assegura o direito de resposta, proporcional ao agravo, além de eventuais indenizações (CF, artigo 5.º, V).
Num Estado Democrático e de Direito as opiniões constroem o alicerce para a tomada de decisões sendo ainda norteadoras inclusive de posturas e comportamentos de nossa sociedade.
Assim, tomando conhecimento da manifestação expressada neste “blog”, a marca “RANCHO DA TRAÍRA” faz consignar algumas considerações:
O “RANCHO DA TRAÍRA” construiu sua história desde 1990 em Mogi das Cruzes, em que o proprietário era o pescador. O peixe é sempre servido primando a qualidade. Isso faz o sucesso da casa que, atualmente, transfere seu know-how para 3 unidades de franquia (Vila Mariana-SP, Tatuapé-SP e Belo Horizonte-MG).
Para conhecimento, a unidade de franquia Vila Mariana foi a 1.ª inaugurada e completou 3 anos de funcionamento em maio/2008 estando em plena ascensão.
O beneficiamento dos produtos do “RANCHO DA TRAÍRA” é realizado de maneira artesanal. Mesmo sendo em quantidades elevadas (10 mil kg/mês – o maior consumidor de traíras do Brasil) não substituímos tal técnica por um processo industrial, o peixe é manuseado um a um, o que confere um maior nível de qualidade e certamente culmina num preço diferenciado.
Os peixes de água doce possuem características de sabor diferenciadas, isso varia de acordo com o couro, escama, habitat (leitos de rio, peixes que habitam superfície, peixes de fundo, peixes de águas fria, etc.) diferente dos peixes de água salgada que possuem sabores muito similares em função do meio único em que vivem.
Assim diante das peculiaridades do peixe, a insatisfação manifestada no “blog” sobre o seu gosto, deveria ser resolvida com uma simples reclamação ao gerente da casa ou aos garçons, cujas orientações seriam suficientes a sanar o problema prontamente.
No mais, a utilização inadequada da expressão “ranço” causa perplexidade, uma vez que se socorrendo ao Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, encontramos como sinônimo da palavra as seguintes expressões: “azedo, antigo, velho, mofado”, com o que não se coaduna nossos produtos, que gozam da mais alta excelência, sendo a pecha veementemente repudiada.
Finalmente, verifica-se junto a manifestação do titular desse “blog” a utilização indevida do logotipo comercial da marca “RANCHO DA TRAÍRA”. A marca comercial RANCHO DA TRAÍRA detém sua aprovação, conforme processo de registro aprovado sob o número 821791117, no INPI (Instituto Nacional Propriedade Industrial) e detém ainda os direitos autorais exclusivos do desenho de logotipo da marca RANCHO DA TRAÍRA, conforme registro n.º 42.128 de 19/04/2002, livro n.º 140, fls. 128 levado a efeito junto à Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Assim somente seu proprietário é legítimo a utilização, sendo vedada a utilização por terceiros não autorizados, representado inclusive prática de delito em face da propriedade intelectual. Solicitamos por parte de Vossa Senhoria, a supressão voluntária do logotipo.
Não obstante, confiantes no respeito e lisura que a marca comercial amealhou durante todos esses anos de árduo trabalho, acreditamos na superação das críticas lançadas, sendo certo que a nós profissionais comerciais da marca “RANCHO DA TRAÍRA”, vale a relação iniciada com Vossa Senhoria.
Fica aqui consignado o convite para conhecer alguma de nossas unidades franqueadas, ou se tiver a oportunidade, nosso desejo é de que nos visite aqui em Mogi das Cruzes, cidade distante somente 60 Km da capital de São Paulo, sede de nossa marca, para conhecer um pouco mais da história da marca, técnicas de produção e degustar nossas especiarias.
Agradecendo antecipadamente pelo espaço de produção intelectual.
Atenciosamente.
“RANCHO DA TRAÍRA”
Nelson de Souza Pinto Junior – Consultor Jurídico
Marilene Santos – Gerente do Departamento de Marketing
junho 12th, 2008 13:57
Imagina se vira moda todo dono de restaurante usar 30 artigos da lei com os críticos de restaurante?
Totalmente desnecessária a reaçao apresentada pelo restuarante.. eu pessoalmente odeio peixe… e estou “pouco me lixando”se o restaurante é de 1900 de 1700 ou se foi o próprio Perro Vaz de Caminha que iniciou a franquia.. até porque… o cozinheiro não é mais o mesmo..
Ser crítico agora é qse um crime é?
junho 12th, 2008 16:02
Viva o brócolis…
o Rancho da taínha precisa deixar de ser filho da truta! “Aceitar a opinião dos seus críticos e tentar reverter o quadro, atendendo as solicitações e manifestando seu interesse em atender bem, para atender sempre”
isso deve estar em algum livro de 1900 também, aproveitando o argumento do Rafael.
Por fim é isso.
Não moro em sampa, mas quando for até lá, comerei noutro lugar. Preferencialmente que não venda animais mortos.
junho 12th, 2008 16:04
Daqui a pouco estão perguntando se vc é blogueiro antes de te deixarem pisar dentro do restaurante, piada!
Agora falando sério… um bom mercado em volta da web é o de consultor. Quanta gente ignorante no assunto tentando usar o mouse, putz!
junho 12th, 2008 16:04
Sem comentários! Perderam a oportunidade de ficarem quietos!
junho 12th, 2008 16:05
É pra rir, né?
junho 12th, 2008 16:05
Que restaurante de Traíra! (haha não poderia perder essa piada pronta)
junho 12th, 2008 16:05
Haha tem até consultor jurídico e gerente de marketing nessa espelunca. Os dois devem ficar o dia todo no Google torcendo para achar posts como esse (ou podem ser garçons entediados).
Não moro em São Paulo mas gostei do “blog” (entre aspas já que ele pode ser um jornal disfarçado ou coisa assim) só acho que deveria dizer o preço que é algo que sempre procuro saber sobre um lugar e nem sempre o google me ajuda.
junho 12th, 2008 16:06
Que coisa chata essa resposta do restaurante ao post ¬¬
Só li “Bla bla bla Whiskas Saché” ali… -__-
junho 12th, 2008 16:06
Depois desta atitude “legal” do Rancho da Traíra.
Vou recomendar meus amigos e conhecidos a passar bem longe deste lugar que aparentemente investe mais na área jurídica do que na cozinha do restaurante.
junho 12th, 2008 16:09
É sempre assim… ao invés das empresas resolverem os problemas citados pelos clientes, colocam seus “setores jurídicos” para contatá-los (e, quem sabe até, intimidá-los).
Sempre a mesma história. Nem tentarem resolver o maior problema: a falta do sal.
Maysa
Belo Horizonte
junho 12th, 2008 16:10
Esse tipo de resposta do restaurante é propaganda muito mais negativa do que tua crítica.
Só reforça o “fique longe”.
junho 12th, 2008 16:10
Aos amigos do Rancho: se me derem almoços grátis eu juro que paro de pensar que vocês são uns chatos! =D
junho 12th, 2008 16:12
Nossa… como eu sou volúvel!
junho 12th, 2008 16:12
Xará,
Sendo chato, porque eu não consigo evitar, eles reclamaram da marca, não de direito autoral.
Mas é muito chato isso que acontece aqui no Brasil. Essa resposta que eles deram foi antipática e acaba sendo completamente negativa. Devia ter sido feita por alguém de marketing ou assessoria de imprensa, e não por advogados. Se eles tirassem os primeiros e últimos parágrafos, teriam acertado. Você podia eventualmente voltar lá, tudo numa boa. Mas é difícil ter um bom relacionamento com as pessoas quando você fica fazendo ameaças ao mesmo tempo.
Tiro no pé.
junho 12th, 2008 16:13
“RANCHO DA TRAÍRA”. Ainda bem que escreveram sempre em maiúsculas e entre aspas, porque eu não vou esquecer o nome, afim de nunca entrar em um restaurante dessa rede que trata os clientes dessa forma e não aceita críticas.
Belo trabalho de marketing que eles fizeram aqui nesse post, parabéns!
junho 12th, 2008 16:14
Isso é ridículo! pior que é a segunda empresa que vejo com dificuldades em lidar com o “online” hoje, em menos de 15 minutos. A primeira foi a locaweb falando no seu blog sobre email marketing e Opt IN - Essa acho mais grave pois eles são uma empresa de internet!
junho 12th, 2008 16:14
Dona Marilene, como Gerente de Marketing a senhora ( ou senhorita não sei) acabou de dar um belíssimo TIRO NO PÉ!
Faço questão de nunca pisar num restaurante que tem uma atitude dessas.
junho 12th, 2008 16:16
Que loucura…
junho 12th, 2008 16:18
Lamentável essa atitude do restaurante. Entrou pra lista negra.
junho 12th, 2008 16:21
Só alguns pensamentos que me ocorreram…
(sobre o artigo)
Não vejo problema em fazer críticas negativas ou positivas sobre algum estabelecimento. Trata-se de um pós-conceito, e não pré-conceito. O autor da crítica teve a sua experiência na pele e relatou isso. Se tivesse só impressões negativas também não teria problema algum.
(sobre o comentário do restaurante)
Se o post tivesse apenas comentários positivos, aposto que não pediriam para retirar o logotipo. Tudo bem, é de seu direito. Mas acho que a empresa não precisava levar nesse nível a conversa. Não seria muito melhor um comentário amigável, defendendo que o preço mais caro é em consequência dos investimentos adicionais para aumentar a qualidade do produto? Ou então que a forma de preparar os peixes foi evoluindo nesses anos todos para atender os gostos da maior parte possível de apreciadores de peixe?
(sobre a resposta do autor do post)
O autor do texto (afinal é o Manoel? a página “sobre” está quebrada, não sei) parece ter se mostrado mais maduro que o pessoal do estabelecimento citado.
Pra encerrar, fale bem ou fale mal, estão falando da empresa. E isso já deveria ser encarado como ponto positivo.
junho 12th, 2008 16:22
O mais legal é que eles tem uma grande história.. desde MIL NOVECENTOS E NOVENTA! pasmem! Eu sou de 1980 e não tenho tanta HISTORIA assim! kkkkk
junho 12th, 2008 16:24
Um post de um blog falando mal de uma empresa é lido pelos leitores deste blog. Uma empresa tentando responder a este blog, especialmente usando o seu setor jurídico, fará com que este post seja espalhado como vírus, principalmente por outros blogs.
Que eles, e outros, aprendam isto.
junho 12th, 2008 16:30
Você devia comunicar a questão diretamente ao proprietário do restaurante, que as vezes não faz idéia das imbecilidades que seu “consultor jurídico” junto com o “departamento de marketing” estão fazendo.
Tô vendo que a cabeça de uma “gerente de marketing” vai rodar…
junho 12th, 2008 16:38
Desde quando é vedada a utilização de uma marca em uma matéria, a título de divulgação? Se eu sou o dono deste blog, mantinha a logo lá e esperava um processo da senhorita do marketing.
Pior que tenho um camarada paulista que tinha me recomendado esse restaurante e que inclusive mora na Vila Mariana. Estou indo pra um evento em SP no início de julho e pensava em ir lá (pior, achei esse matéria após uma busca pelo restaurante no google).
Não irei mais a esse restaurante depois dessa. Inclusive aceito sugestões de outros lugares.
junho 12th, 2008 16:40
Há!
Mais um restaurante para nunca por os pés e avisar todos os amigos para fazer o mesmo.
Que baita tiro no pé, meu deus.
junho 12th, 2008 16:43
Era mais fácil eles pedirem desculpas pelo “atendimento ruim”, solicitarem educadamente a retirada do logo e ai sim convidá-lo para conhecer as outras franquias. Ficaria mais simpático e muito menos agressivo.
Uma outra coisa que achei errado na atitude deles é que isso é um blog e blogs geralmente trazem opinião embutida. Você foi lá, não gostou e expôs aqui. Não sou advogado mas acho que não há lei que proíba-o de fazer isso da forma que foi feita.
Pra terminar, adorei o comentário do Dirceu Jr. que diz que daqui há vão perguntar se o cliente é blogueiro antes de servi-lo e concordo com o Rodrigo Siero, procure o proprietário e exponha a situação a ele inclusive com os comentários aqui do post, agora se o cara for atencioso e se mostrar disposta a corrigir os erros, vale também um post né?
junho 12th, 2008 16:43
Um amigo meu comeu lá e passou mal… 3 dias de soro na veia…
junho 12th, 2008 16:44
Pelas contas dos comentários sou a 25ª pessoa que vai fazer propaganda CONTRA o “RANCHO DA TRAÍRA”.
Parabéns gerente de marketing, pela incrível “jogada”…
junho 12th, 2008 16:45
Com essa resposta o restaurante assinou o que o “blog” escreveu. Veja bem o, abre aspas, blog, fecha aspas. hahahaha
Não só assinaram como demonstraram que são tão retrógrados quanto a grande história que eles ostentam.
junho 12th, 2008 17:07
Ahhhhhhhh
Mas isso não fica barato não.
Ele conseguiu fazer um viral negativo! Impressionante, nunca tinha visto isso.
Falar que não gostou da comida de um lugar se tornou ilegal e não me avisaram? Daqui a pouco se eu devolver o prato pro garçom ele me devolve um processo!
Satisfação do cliente foi pras cucuias…
Sou blogueirooo, brasileiroooo, to solteirooo, faço mais o quêêê!
\o/
Spread the news baby
junho 12th, 2008 17:11
Alguma dúvida que depois dessa papagaiada de processo eu JAMAIS pensarei em comer lá? Bola fora total.
junho 12th, 2008 17:14
Que tiro no pé… quiseram se justificar atacando, só piorou a situação….
ODEIO departamentos jurídicos… quem trabalha aí com o Manoel sabe
junho 12th, 2008 17:18
- Pizzaria nova italia, boa noite
- Oi, boa noite, vo quere pedir 2 pizzas. Uma mussarela e uma meio calabresa e meio milho
- Certo… são 30 reais.
- Tudo bem, o endereço vocês já tem?
- Claro senhor, a partir do seu telefone temos o endereço em nosso banco de dados
- Sério? Que legal, vou escrever sobre isso.
-… Como assim escrever?
- Vou fazer um post no meu blog sobre a sua pizzaria
- Senhor, em 30 minutos nosso oficial de Justiça estará levando a sua intimação. Vai querer refrigerante?
junho 12th, 2008 17:25
eu não atendo mais blogueiro no meu restaurante. não mesmo.
junho 12th, 2008 17:28
Achei elegante e adequada a manifestação do restaurante. Também achei moderada a sua crítica e gostei do blog. Não vejo nenhum mal nas duas manifestações. Sei que por enquanto não é normal e estranha a maioria, mas gostei do que vi.
junho 12th, 2008 17:28
meu, que bad pra eles… eles poderiam simplismente ter pedido a você mais uma chance para te agradar e agradar à sua família… assim você poderia, se fosse o caso, fazer outro post com uma merecida crítica positiva, ou postar alguma coisa ratificando esse post.
junho 12th, 2008 17:41
Puta meu… que maravilha!
Comi no restaurante, nao gostei, comentei com meus amigos E SOU AMEAÇADO DE PROCESSO?! E ABERTAMENTE ASSIM, com um comentario no meu blog?!
NUNCA MAIS VOLTO LÁ!!! E repito… NÃO VISITEM O RESTAURANTE!!!
Puta tiro no pé esse povo do restaurante. Tem alguma coisa muito errada nisso aí! Política agressiva a troco de uma futilidade sem tamanho. Principalmente porque se trata(va) de um “blogueiro desconhecido”, que se não fosse essaa atitude extremada do depto juridico do restaurante nunca teria saido do anonimato completo!
junho 12th, 2008 18:47
É o Ranço dos Traíras!
Esse troço de politicamente correto é um *saco*…
junho 12th, 2008 18:53
Que absurdo!
É impressionante como as empresas estão despreparadas para lidar com os novos meios de comunicação.
Este restaurante inaugurou em 1990 e permanece lá até hoje!
junho 12th, 2008 18:58
Que restaurante ridiculo! Entao se um critico de jornal vai la e escreve falando mal da comida eles vao processar o jornal? Parece piada. Mas eles estao fazendo mais propaganda negativa com essa resposta do que o que voce escreveu. Afinal, gosto e relativo, mas a atitude deles…e pra ficar longe.
junho 12th, 2008 19:08
Agora gravei o nome: Rancho da traíra. Preço salgado, comida sem sal e proprietário sem noção.
junho 12th, 2008 19:10
Muito barulho por nada.
O logotipo é mesmo de propriedade do restaurante.
O restaurante tem mesmo direito a responder.
A resposta do restaurante é super respeitosa e não há nenhuma ameaça.
Pessoal, vamos aprender a ler!
junho 12th, 2008 19:52
haha viva o analfabetismo funcional da “blogosfera”
junho 12th, 2008 20:27
Ei Zeca seu “Traíra”!
Vc é socio do Rancho da Pamonha?
Quero dizer… da Truta, ou melhor… da Sardinha.
“Pior do que o analfabetismo funcional é o intelectualismo banal.”
he. hee.. heee…
MH
junho 12th, 2008 20:36
Poderia ser pior, o restaurante poderia simplesmente ter tentado tirar uma grana do pobre blogueiro abrindo um processo de indenização sem avisar nada!
Por outro lado nada assinado pelo departamento jurídico pode ser considerado respeitoso e não ameaçador como alguns sugeriram!
Para mim o restaurante entrou na lista negra! Pior do que comida ruim são tendências anti-democráticas e contrárias à liberdade de expressão.
junho 12th, 2008 20:46
Ao buscar no google o nome do restaurante, o primeiro resultado da busca é o site oficial deles, mas este post já está em quarto! Quanto mais gente linkar este post, mais rápido ele irá crescer no ranking e logo logo irá ultrapassar o primeiro! Já linkei no twitter.
Hmm.. pensando bem, será que daí os geniais consultor jurídico e marketeira quererão escrever uma cartinha dessas para o Google também?
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=Rancho+da+Tra%C3%ADra&btnG=Pesquisa+Google&meta=
junho 12th, 2008 21:07
Meu Deus!Isso é que se pode chamar de gol contra.kkk.E tem empresa que se acha bem assessorada por seu setor jurídico.kk
junho 12th, 2008 21:24
Sou sócio não, MH. Nem gosto muito de peixe. Não é intelectualismo não, rapaz. É mero be-a-bá. Desafio: apontem o trecho em que eles solicitam que o texto seja retirado. Isso gerou até defesa da liberdade de expressão no blog de um twitteiro aí, só faltou ele apelar para a primeira emenda.
Só esqueceu de ler com atenção.
junho 12th, 2008 21:36
Algumas vezes é melhor ficar de boca fechada. O restaurante tinha o direito de responder? Sim. Só que há milhares de formas de responder a uma crítica, e os responsáveis escolheram a pior possível - começando com ameaça de processo (”eventuais indenizações”, blá, blá, blá) contra quem deu uma opinião legítima.
Já o tal Zeca é que precisa aprender a ler. Os comentaristas reclamaram não da resposta, mas da forma como ela foi dada.
junho 13th, 2008 00:06
Caros Nelson de Souza Pinto Junior e Marilene Santos.
Vocês perderam a oportunidade de ficarem calados. Eu nunca saberia que o seu restaurante vende comida sem gosto se vocês próprios não tivessem criado essa confusão.
Tudo bem que eles não pediram para retirar a matéria, todos lemos com atenção. Mas está clara a intenção de pressionar o autor com “eventuais indenizações” ou ainda que o uso da marca representa “inclusive prática de delito em face da propriedade intelectual”.
junho 13th, 2008 00:29
Estou achando estranho o Restaurante não ter retornado aqui para tentar colocar uns panos quentes e tentar reverter a imagem feia que ficou…
O que será que passa na cabeça deles agora?
junho 13th, 2008 01:58
QUÊ!?
é proibido criticar?
é permitido censurar!? ô!
que história é essa?! resolver a bagaça falando com o gerente? virou crime crítica de restarante, gente!
me pergunto, à essa hora, se os dois responsáveis pela resposta do restaurante não estariam agora arrependidos, porque eu, pelo menos, geralmente vou nos restaurantes mau-agraciados pela crítica ( só pra ver se é ruim mesmo hi hi nunca é XD), entretanto, agora, só estarei satisfeito quando nenhum conhecido meu for almoçar nessa espelunca. (pode usar essa palavra? ou vão me PROCESSAR?)
junho 13th, 2008 04:32
Estou bebado ou li isso mesmo?
junho 13th, 2008 08:33
Eu acho que deveria ser assim:
Marilene Santos – Gerente do Departamento de Marketing - “Formanda na Faculdade Tal”
Dai eu e meus amigos passariamos longe do “RANCHO DA TRAÍRA” e da Tal Faculdade.
Abs
junho 13th, 2008 08:35
MacDonalds 1 x 0 “RANCHO DA TRAÍRA”
junho 13th, 2008 09:17
Citar o que diz uma lei não é ameaçar ninguém… Ele nao disse que esse era o caso. E como realmente não era, não há o que temer. Além disso, o restante do comentário é suficiente para deixar claro que não há hostilidade. Não houve nenhuma ameaça à liberdade de expressão, ao contrário do que disseram.
O autor do post foi muito mais ponderado que os comentaristas, não gostou da comida, reclamou. O restaurante respondeu. E pronto, como acontece em reclamações para jornais, revistas, etc. O mundo continua girando.
Mas o problema não foi a comida ser ruim, ou a forma da resposta. O problema é que suas majestades os blogueiros se sentiram atingidos como categoria. Depois virou questão de grupelho, “somos blogueiros, o restaurante está contra nós”, logo vamos contra-atacar. Até google bombing propuseram aí em cima. Mesquinharia pura.
junho 13th, 2008 09:28
Agora já sei, em São Paulo, não vá ao Rancho da traíra, principalmente se quiser comentar o que achou.
junho 13th, 2008 09:53
Estranho todos estarem falando do restaurante sem ao menos conhecê-lo, irão pelo comentário do Manoel. Assim como a maioria critíca a atitude do restaurante em tentar de uma maneira formal se defender, outros leitores não concordam com as palavras utilizadas de maneira muito genérica e não utilizando a primeira pessoa verbal, por parte do Blogueiro. Eu li os comentários e não vi o mesmo utilizar uma recomendação de cunho pessoal. Vi sim, utilizar expressões que o próprio parecia desconhecer, incitar outras pessoas à acompanhar suas idéias e pior parece que muitos o seguem… Parabéns Sr, Manoel. Acredito também que existam várias formas de se chegar a uma solução do caso mas não vi em nenhum momento o autor dar a oportunidade para que suas avaliações e persepções fossem comentadas no exato momento em que ocorreram, aí sim o comentário poderia ser diferente e quem sabe todos estariam agindo diferente hoje. Mais uma coisa a toda ação existe sempre uma reação de similar proporção, o que esperariam os Srs. enquanto proprietários de quaisquer estabelecimentos comerciais na mesma situação, muitos agiriam de forma diferente eu sei mas todos estão agora agindo de forma igual ao que tanto repudiam não dando a oportunidade do estabelecimento se apresentar aos Srs. e posteriormente os Srs. mesmos teçam os seus próprios comentários.
Encontramos cada coisa na net. fui
junho 13th, 2008 09:56
Outra coisa… não sou sócio do restaurante.
junho 13th, 2008 10:01
Acho que é para respostas que existe a opção de comentar os posts…..como você e a empresa já fizeram
junho 13th, 2008 10:34
Eu acredito que a melhor avaliação de um restaurante é feita desta forma, anonima.
Pensem, um critico aclamado da Folha decide avaliar um restaurante, do momento em que ele pisa lá, todos funcionários estão em alerta, atendem ele com toda a atenção do mundo, fazem a comida mais caprichada do mundo, as vezes até esquecendo do pobre joão-ninguem da mesa ao lado.
É obvio que a critica vai ser dada em cima de um prato fora do normal. Já uma critica como a acima, é democrática, uma pessoa normal, entra, come, sai e relata como foi seu jantar, nada fora do comum, voce faz isso todo dia, mas ao invés de falar no blog, comenta com o amigo “boca-a-boca”.
O post no blog é extremamente democrático, eu posso muito bem ter ido no restaurante e achado o oposto. Deixo um comentário falando ao autor, que fui bem atendido e que gostei da comida, ele devia experimentar o prato X,Y,Z… Ele volta lá e atualiza o blog com um novo prato, uma nova opinião.
O que esta errado? Se defender desta forma, atacando. Em momento algum foi negado o direito de defesa ou resposta, olha ai.. pra comentar basta duas maos e um pc. Não houve ataque nenhum, a logomarca? ilustra, nao vi processo nenhum do restaurante com o google que tb tem la a logomarca deles.. essa agressividade me faz pensar duas vezs no restaurante, nao pela comida… e sim pela INDOLE.
… sinceramente… Sr. Sobriedade nas Relações se defende tanto o que o restaurante fala.. acate o artigo citado por eles e note que é vedado o anonimato.
Isto serve de lição aos restaurantes, um simples, “Sr. temos certeza que o prato foi uma ocsião isolada, e esperamos que o senhor possa voltar para experiementar nossas outras iguarias, e teremos o prazer de tentar novamente lhe agradar.”
.. simples.. sem nada gratuito, sem ataque, até eu iria no restaurante tirar minha propria opiniao sobre o prato… agora? nao chego nem perto, pois seu eu lá o que pode acontecer com meu prato se eu mandar de volta para a cozinha…. se é assim que reagem a um post de um blog até então desconhecido.
…..
junho 13th, 2008 10:37
O restaurante é bom? O restaurante é ruim? Nesta altura do campeonato, pouco importa.
Só a forma como o estabelecimento encontrou pra ‘garantir seu direito de resposta’ já é mais que um bom motivo para que eu escolha um outro restaurante…
Se queria ‘dialogar’ com os clientes, que falasse na língua dos seus clientes sem necessidade de citar constituição, estado democrático ou desvios semelhantes, Que argumentasse sobre o conteúdo das criticas e não sobre o fato da crítica…
Este é um dos melhores exemplos que eu já vi na vida de ‘Serviço de Relacionamento’ mau feito.
Isto dito, sigamos a vida.
Muito barulho por nada.
junho 13th, 2008 21:25
[...] este demônio literário se apossou de mim, culpa do garçom, culpa de um restaurante, culpa de um péssimo serviço gastronômico. Era dia dos namorados, e eu odeio dia dos namorados. Mas gosto da Renata, gosto de cortejá-la e [...]
junho 13th, 2008 22:07
Que atitude lamentável a do pessoal desse restaurante.
Se tivesse colocado um post assim: “Prezado Cliente, agradecemos sua crítica e informamos que disponibilizaremos sachês de sal na mesa dos clientes”.
junho 13th, 2008 22:18
[...] bem, sem mais rodeios: o Manoel descreveu no artigo Rancho da Traíra - preço salgado e comida sem sal a sua impressão sobre um restaurante a que ele foi para comer. Só pelo título já dá para ver o [...]
junho 14th, 2008 14:46
“É melhor ficar em silêncio e deixar os outros pensando que você é um (…), do que abrir a boca e não deixar dúvidas!”
Ficou feio pro restaurante.
junho 14th, 2008 21:00
Posso dar a minha opinião sobre o restaurante também?
Moro na Vila Mariana há dez anos e esse ‘Rancho da Traíra’ é de longe um dos piores restaurantes do bairro. Sorte de quem foi lá quando estava vazio, porque em dias cheios (quando fica um “calorzão”) você simplesmente não é atendido! Depois de meia hora esperando o garçom e mais 20 minutos esperando uns sucos, resolvemos ir embora e queriam cobrar a conta do que nós não consumimos! O tira gosto eu nem provei, mas, sinceramente, perdi completamente a vontade de ir naquele lugar. Agora recomendo a todos que conheço nunca irem lá…
E depois de tudo ainda resolvem que querem processar o dono do blog por uma crítica? Por isso que o restaurante não tem mais franquias, são míopes o suficiente para não terem humildade e acharem que tudo o que estão fazendo é certo - o Blackdog abriu lá pelo ano 2000, (antes era só um cara vendendo dogão na rua) e hoje já tem mais franquias que eles! Quem não sabe gerenciar um negócio também não deve ser bom com relações interpessoais, por isso a resposta mal educada deles… Mais um motivo para eu nunca mais voltar lá!
junho 14th, 2008 21:21
[...] quanto de gastronomia. Para os fissurados por peixe, por exemplo, pode-se encontrar inclusive o Rancho da Traíra, peixe que ilustra esse artigo. Além de diversos outros exemplos. Eu particularmente gosto de [...]
junho 15th, 2008 00:25
[...] dele, mas sim, no comprometimento em resolver seu problema. Diferente de como houve no caso do Rancho da Traíra onde o Manoel Netto foi almoçar e não gostou nadica de nada. Ele deu sua opinião pessoal sobre o [...]
junho 15th, 2008 00:34
Revoltante! Não tem outra palavra para descrever, como muitos disseram nunca colocarei os pés nesse restaurante. Conseguiu ganhar a minha antipatia.
junho 15th, 2008 09:31
Minha tia vende coxinhas a R$ 0,80. E ela é limpinha.
junho 15th, 2008 13:31
Sou mais um cliente em potencial (adoro frutos do mar) que JAMAIS irá ao Rancho da Traíra.
junho 15th, 2008 13:34
Boca-a-boca só é legalizado quando é para falar bem?????
junho 15th, 2008 13:40
De repente se eles tivessem ficado quietos não teria repercutido tanto. Eu mesmo, só estou aqui por causa da polêmica gerada, mas agora já sei que lá não é um bom lugar para se comer.
junho 15th, 2008 16:22
Nossa que coisa mais desagradável e completamente desnecessária essa reação do Rancho da Traira. “O cliente tem sempre razão” e a tal “liberdade de expressão” são levadas em conta aqui no Brasil apenas aos comentários positivos sobre locais, produtos ou serviços. Barbaridade! Nunca tinha ouvido falar nesse restaurante, mas alguém que venera o passado colocando toda a história do restaurante como um argumento (não entendi isso, é para não mostrar que ainda não faliram?) não se preocupando em atender bem o cliente e em seu serviço não merece nenhuma credibilidade. Bom, não vão ter que se preocupar em outra crítica negativa quanto ao serviço pq eu não ponho meus pesinhos lá. Triste reação do “departamento de marketing” e como acham que ameaçar de processo resolvem as coisas, como uma ameaça faria mudar a opinião de alguém. Só faz aumentar a raiva e tomar proporções cada vez maiores, como está tomando esse post.
junho 15th, 2008 17:10
Pouco a acrescentar - o post e uma boa parcela dos comentários são bem elucidativos. O update foi de excelente nível - resolveu a questão do logotipo (dada a inexistência de uma legislação clara de “fair use” no Brasil, podemos assumir que o restaurante estava no seu direito jurídico - embora pudesse ter se poupado do constrangimento público) e colocou todos os pingos nos “i”s.
O mais interessante é que aquilo que - com todo o respeito, Manoel - não teria passado de mais uma opinião gastronômica dentre tantas outras existentes na rede, tornou-se uma verdadeira aula sobre como *não* proceder no relacionamento online como o consumidor.
E tirando o que o nosso colega pagou na refeição, a aula saiu de graça pra todo mundo. Obrigado, Manoel. Muito obrigado, Rancho da Traíra!
junho 15th, 2008 17:35
Considerações:
1- Cagada de proporções bíblicas, como um “gerente de marketing” dá o aval para um “consultor jurídico” fazer uma idiotice dessas. Ele está certo e fez o trabalho direito e conseguiu citar todos os artigos da lei, a incompetente foi essa marketeira que não conseguiu entender o tamanho da burrada que estava fazendo.
2- O falso moralismo de alguns Zecas e outros anônimos é enojante. Apontar o dedo na cara de “blogueiros” como se isso tirasse o credito, ou desmerecesse a reação. A reação foi legitima, inclusive quem não eh blogueiro tb não gostou da postura da empresa.
3- Gosto do Rancho da Traíra, sou um fã da comida de lá. Ia no de Mogi das Cruzes e vou no da Vila Maria pois trabalho ali peto, a comida é muito boa, inclusive a tal traíra eu acho sensacional, mas é legitimo dizer que o serviço da unidade Vila Mariana é ruim, mas a comida compensa.
4- Essa semana vou retornar ao restaurante e perguntar pessoalmente ao proprietário se ele tomou conhecimento dessa quizumba toda e qual a opinião dele sobre isso, pois gostaria de ver como isso foi absorvido pela empresa.
5- AdEvogado invocadinho + gerente de marketing incompetente + potencial de viralização da internet = cagada monumental para a imagem de uma empresa.
Tsc tsc essa só vai ser gerente de marketing de padaria e restaurante mesmo.
junho 15th, 2008 17:50
Depois de ler certas críticas à certos lugares, eu costumo ter uma grande vontade de ir ao lugar criticado para formar minha própria opinião, não importa se a crítica é boa ou ruim, todo lugar sempre tem os dois lados, se a parte boa ou a ruim se sobressai, vai depender do gosto pessoal do crítico, já fui a muitos lugares que gostei e um amigo odiou, e vice-versa, mas depois desse comentário desnecessário do Rancho, eles perderam muitos “futuros-clientes-ou-não” e ganharam críticos que sempre recomendarão a “não ida” ao lugar, mesmo sem realmente conhecer.
junho 15th, 2008 22:20
Alguém devia imprimir (hehe) o número assombroso de comentários dizendo que o pessoal não iria/voltaria lá e mandar pro dono.
junho 15th, 2008 22:48
Eu sinceramente já achei genial por parte da tiazinha do marketing. Vê só, se não fosse essa tal resposta eu nunca teria conhecimento da existência desse post e, por fim, do tal restaurante. O assunto já se replicou em dezenas de outros blogs o que nos leva aquela velha história “Falem mal mas falem de mim”…
No final das contas acabei criando um certo interesse em visitar o lugar para poder fazer minhas próprias críticas a respeito apenas com uma certeza: A conta seria para lá de salgada. Afinal, não deve ser muito barato ter um Consultor Jurídico e um Departamento de Marketing com gerente e tudo o mais. O jeito pra bancar? Descontar nos clientes. =P
Ah, e Manoel Netto, seja bem-vindo ao grupo dos blogueiros judicialmente ameaçados. =D
junho 16th, 2008 00:25
Kkkkk muito sem-noção esse departamento jurídico, se ele tivesse noção de quanta gente não vai mais comer traíra por causa dele, ele tava demitido.
junho 16th, 2008 00:28
Detalhe pro especialista em marketing deles que deve estar vivendo em 1900 ainda…
junho 16th, 2008 00:34
Realmente a resposta judicial chega a ser hilária se lida por completo.. o fechamento “Agradecendo antecipadamente pelo espaço de produção intelectual.” mostra que eles nao entendem mesmo de internet.
Eles ficam se alongando no assunto e ainda trazem os piores sinominos pra ranço que me fazem nao querer conhecer o restaurante. E muita chatice de franchising e marketing..
E o pior, execrável, é vir a saber que o blogueiro nao pode expressar sua opiniao, triste..
junho 16th, 2008 00:38
Alias,
Eles não tem noção que só repercute a critica imbecil deles, e quanto mais gente lê essa babaquice, o nome deles vai dando UP e jah está entre os mais lidos do genero..
Hahaha. Veeery funny..
junho 16th, 2008 01:08
HAHAHA faz-me rir!!! RANCHO DA TRAIRA, se eu fosse um dos donos ja ficaria preparado e tomaria as atitudes para a falencia do negocio! Irao descobrir da pior maneira possivel o poder e a velocidade de comunicacao na internet!
junho 16th, 2008 02:24
Restaurantezinho de merda. Joga a Constituição na frigideira pra ver se sai uma comida melhor.
junho 16th, 2008 02:52
Aff Aff Aff. O Rancho dos Traíra perdeu uma boa chance de
ficar de boca fechada.
junho 16th, 2008 03:21
Impressionante isso!!! Teria sido melhor ficarem calados ou entrar em contato com o blogueiro e pedir sugestões para melhora da casa!
Não tenho mais palavras!
junho 16th, 2008 09:28
É isso aí, Rancho DO Traíra, coma, pague, e não reclame! É o lema dessa budega!
junho 16th, 2008 09:41
ahUIuhAIUa ateh agora foram 89 clientes perdidos….
opa, 90 contando cmgo…
o marketing tem um jeito estranho de fazer propaganda neh???
junho 16th, 2008 10:03
Olha concordo com o dono do restaurante, pq idiota são um bando de otarios utilizarem a internet para fazer expressões erronias como ranço para dizer sobre sabor. Tomara que o dono do blog leve um processo por utilização indevida da marca e algo mais por tratar sobre a empresa do cara.
Concordo com criticas mais nao do jeito que vc utilizou para sacanear ele, usando o logotipo e marca dele.
junho 16th, 2008 10:05
No mínimo curioso as críticas contrárias ao blog coincidirem com a segunda-feira.
junho 16th, 2008 10:31
“Buaaaaaaaa! Nao falem mal do meu restaurante! Nós demos duro pra fritarmos o peixin!!”
Nao sabe brincar? Nao desce pro play!
junho 16th, 2008 11:05
bla bla bla Wiskas Sache bla bla bla !!
Impagável!!!!
Devo levar meu gato para comer no Rancho da Traíra ?
-”Hei, Xana, vamos almoçar no Rancho da Traíra?”
e ele ouve
-”Bla bla bla Rancho da Traíra bla bla bla” e foge correndo…
junho 16th, 2008 11:06
“CURRICULUM VITAE
Nome: Marilene Santos
Área pretendida: Qualquer uma menos marketing.
Experiência profissional:
1991 - jun/2008 - Gerente de Marketing - Rancho da Traíra.”
Brincadeiras à parte, encontramos aqui um belíssimo exemplo de como perder de vez um cliente e espantar muitos outros em potencial.
A utilização de legislação, de uma forma geral, para uma resposta à alguém, mesmo sem essa intenção, sempre acaba carregando um tom de “ameaça”. O autor do blog estava apenas compartilhando uma experiência pessoal com seus leitores, que pelo que vi, multiplicaram-se no fim de semana, graças à uma atitude talvez impensada por parte do departamento jurídico da empresa. Ainda mais de uma que depende diretamente do público para sobreviver.
Um cliente satisfeito (mesmo que não seja com a comida, mas com um bom atendimento pós-venda) traz mais uns 30 clientes para o estabelecimento.
Um cliente insatisfeito espanta outros 100 em potencial.
Era isso…
junho 16th, 2008 11:15
Achei correta a atitude do dono do restaurante.
Direito de resposta é bom e todo mundo gosta.
Aliás, quem defende a democracia, e a liberdade em poder se expressar, não deve criticar o direito que o criticado tem em replicar.
Ignorância é uma dádiva.
junho 16th, 2008 11:22
Engraçado que todos que defendem o restaurante falam que ele tem DIREITO DE RESPONDER.
Voces ainda não entenderam que SIM ELE TEM, mas NÃO, não devia ter feito como foi?
O que esta em pauta aqui é a sensibilidade e noção da reação?
junho 16th, 2008 11:33
Se fosse eu, teria publicado um post falso assim:
“Pois eu fui ao restaurante e achei ótimo a comida, o atendimento, o ambiente. O restaurante é ‘ducarái’. Volta lá, cara. Vai ver o chef estava triste com a morte do cachorrinho.”
Isso sim é uma reposta que amenizaria o problema ao invés de agravá-lo.
Abraços!
junho 16th, 2008 11:36
O direito de resposta é sim uma dádiva, e uma garantia constitucional.
Porém um estabelecimento comercial depende de clientes para sobreviver, e para isso é fundamental a propaganda, mesmo que seja boca à boca. Ou pelo menos não incitar propaganda contra.
Não está se questionando aqui o direito de resposta em si, mas assim a forma como foi utilizado.
junho 16th, 2008 12:34
Se eles fossem um pouquinho mais brasileiros, com jeito, dava pra virar o jogo assim:
restaurante: Prezado , nos do , ouvimos e apreciamos todas as criticas e sugestoes, pois nossa meta e’ melhorar nossos servicos e produtos sempre. Adotamos algumas mudancas no modo de preparo dos nossos pratos, e ficariamos lisonjeados em receber o senhor, e todos que participam desta comunidade maravilhosa que e’ a internet, para degustarem os novos sabores da casa, que com certeza, estao deliciosos. Venham para uma de nossas unidades e diga que viu o comentario no blog do para receber uma bela surpresa
Viral, ficaria bem na fita, ganharia clientes, e de quebra ainda dava o “troco” no blogueiro que supostamente estaria “sujando” o nome da empresa, usando o proprio site como ferramenta de propaganda.
junho 16th, 2008 12:43
OK! VCS VENCERAM! Atiçaram nossa curiosidade e apetite!
Só pra desfazer a péssima impressão, vamos todos lá comer essa traíra do estado democrático de direito, sábado dia 21, meio-dia, na Vila Mariana!
Aposto que não vai ser tão ruim assim.
Quem gosta de sal, leva um pouco no bolso. Quem não estiver acostumado com ranço, leva um potinho de sal de fruta. Quem não gosta de calor, leva um leque ou um abano. Quem estiver com pressa ou com fome, chega antes. Quem quiser bate-papo descontraído com os funcionários, leva uma Contituição de 1988, edição comentada. E, não se esqueçam, levem bastante dinheiro (bastante mesmo) ou cartão corporativo da empresa. Vamos acabar com esse péssimo conceito.
Até lá! Bom apetite! Felicidade total!
junho 16th, 2008 12:44
Assim como ele tem o direito de resposta, eu me sinto no direito de ler a resposta e perceber que ele não sabe como tratar os clientes e não sabe receber críticas…
Esse ” Rancho dO Traíra” é novo aqui em Belo Horizonte, e eu pretendia ir com a minha familia até lá! Talvez pela publicidade usada por eles aqui e pelo nome que tem.
Mas depois dessa tô fora!
Rídiculo é ele querer falar artigos e mais artigos pra se sentir superior… de que adianta saberem tudo sobre os direitos, e sobre as leis, se o que realmente importa, que é saber temperar a comida, eles não sabem?
junho 16th, 2008 12:53
A arrogância da resposta foi tão grande que eu que, sinceramente, nunca ouvi falar do tal rancho também já sei que nunca deverei ir lá pois fica parecendo que se eu reclamar que veio gelo no meu suco (sempre peço suco sem gelo) é capaz de aparecer um gerente por debaixo da mesa dizendo que eu não fui clara ao pedir gelo.
Exemplo realmente digno de como acabar com o seu próprio negócio !!!
junho 16th, 2008 12:55
Podia ser pior… Tipo: Jay e Silent Bob resolveram cruzar os Estados Unidos para dar porrada nos blogueiros que falaram mal deles (no filme “Jay & Silent Bob Strikes Back) … Logo, TODOS VOCÊS SÃO VÍTIMAS EM POTENCIAL DA FÚRIA DOS TRAÍRAS!!! CUIDADO!!!!!
junho 16th, 2008 13:31
Blogueiro injustiçado virou moda agora. Ninguém pode achar ruim o que outro escreve?
Falta do que fazer, ficar xingando o restaurante porque não gostou de que alguém tenha dito que não gostou da comida servida lá. Agora também aproveitando o ventilador do uêba pra espalhar bem.
junho 16th, 2008 13:51
Por favor comente novamente, dessa vez use as sentenças de modo que as frases façam algum sentido.
junho 16th, 2008 14:28
Fico com o rancho da pamonha mesmo…
Odeio peixe.
E odeio quem come peixe.
E odeio quem odeia quem come peixe.
junho 16th, 2008 14:28
Se eu reclamar que a comida esta um pouquinho salgada, eles chamam a policia e abrem um boletim de ocorrencia??? Quem é mesmo que tem sempre razão???
junho 16th, 2008 14:44
Lamentavel
Andre Santos
junho 13th, 2008 08:35
MacDonalds 2 x 0 “RANCHO DA TRAÍRA”
junho 16th, 2008 14:56
POR ISSO QUE SOU VEGETARIANO!
Não como carne nenhuma e não corro o risco de ser “traído” por uma Traíra, em um lugar chamado RANSO da Traíra…!
Ransoso….
junho 16th, 2008 15:19
Da vontade até de ligar pro Manoel e pedir pra ele verificar o IP dos comentários … ta rolando altos lobos em pele de cordeiro por ai
junho 16th, 2008 15:24
Moro em Recife e passei uma semana em Sampa no bairro da Vila Mariana. Não cheguei nem a ver esse restaurante, e nem pretendo. Conheci outros maravilhosos lugares como o Familia Manicini e a Famosa Fogo de Chão e só tenho maravilhas a relatar. Espero que esse restaurante aprenda que o cliente sempre tem razão, ditado que vcs deveriam acreditar cegamente.
junho 16th, 2008 15:40
Se o “Ranso do Traíra” vier pro Rio de Janeiro, a gente faz piquete na porta e chama vigilância sanitária. Do jeito que são burros e careiros vão querer pescar na Baia de Guanabara!!!
junho 16th, 2008 16:27
Seria muito mais “tapa com luva de pelica” se eles convidassem o dono do blog para um novo jantar, tentando se redimir e mostrando que a comida PODE ser boa do que tal atitude. Talvez esse pessoal do marketing esteja aliado ao pessoal do jurídico, o que acaba fazendo com que ambos pendam apenas para um lado, nesse caso o jurídico.
Lamentável a total falta de preparo e “tato” de nossos profissionais de hoje. Realmente lamentável.
junho 16th, 2008 17:16
Aeeeeeee daqui a pouco vai passar na tv!
E o “RANÇO” da traíra vai pro buraco!
moro pertinho da Vila Mariana q com certeza jamais comerei lá!
uhauhauhahuahuahuauha
esse deu o q falar!
“deu um tiro no pé” [12.345.345]
junho 16th, 2008 18:13
Da nada naum cara
Vai pra cidade de Tuiuti, aqui no interior de SP, tem um restaurante que se chama Ponto do Peixe, ai sim vc vai comer uma porção de Traíra boa cara, recomendo!
junho 16th, 2008 19:17
cade o livre direito de expressao?
como impresso na CF é livre o direito a manifestação
sendo vedado o anonimato…
cade ?
elel so ta flando a opiniao dele!
junho 16th, 2008 19:27
Né-co-mi-go não!
uahuahauhuahuahuaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
junho 16th, 2008 19:31
Conheço bem o Rancho da Traíra. Frequento o lugar e, justiça seja feita, acho a comida realmente muito boa. O “problema” quanto ao peixe servido deve ter sido pontual. De verdade, vale comer uma traíra por lá de vez em quando. Mas, independente disso, a atitude do restaurante não foi muito acertada: viralizou a história e transformou um pingo em uma tempestade. tsc tsc tsc. É a força dessa tal de internet…
junho 16th, 2008 19:34
Em tempo: Isso aqui tá parecendo acidente de motoboy na Marginal: vai juntando cada vez mais motos pra defender a “vítima”. hahahaha
junho 16th, 2008 20:55
É a comum prática da ameaça jurídica. Parabéns aos proprietários que usam a lei para intimidar as pessoas.
junho 16th, 2008 20:57
PS: Antes que alguém desça o sarrafo em mim, lógicamente foi um comentário irônico de alguém, no mínimo, indignado.
junho 16th, 2008 21:18
Ora, antes de criticarem a resposta do proprietário do tal restaurante, devemos lembrar que o nosso direito de criticar está tão dentro da lei quanto ao dele, de responder e se manifestar. - Blogueiros (eu inclusive) deveriam saber que nesse pais existem leis. - Seria bom conhecê-las, antes de ficarem “se achando”, !! - Garanto que nenhum de vcs. seria “macho” o suficiente para falar “na cara” do dono do restaurante, pelo menos 10% do que disseram aqui no blog, !!
Bjs. Maria Salomin
junho 16th, 2008 21:21
Agora veja….
Que palhaçada essa desses caras do rancho da jaguatirica, traíra, tainha, sei lá.
Achou ruim tem que reclamar mesmo. A única coisa que vai conseguir com isso é deixar mais gente insatisfeita.
{}
junho 16th, 2008 21:22
Porque não falaria? Ele ia me bater? Mas veja…
junho 16th, 2008 21:32
To adorando isso aqui.
Maria Salomin,
Eu diria sim, no lugar o manuel inclusive eu iria ter reclamado na hora. Já falei muito pior do que ouvi aqui em muitos outras lugares, sinceramente eu sempre vivi com a filosofia que tenho meu direito e devo usa-lo, ou seja, nao levo desaforo pra casa.. contratei um serviço e nao foi o que era pra ser…. reclamo até que seja.
Inclusive tenho certeza que tal dono já leu isso aqui, ou pelomenos seus funcionarios que começaram isso.
junho 16th, 2008 21:42
E você acha que não tem gente do restaurante respondendo isso aqui?
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA TEM SIM!
{}
junho 16th, 2008 23:05
AUHEUHAUHEUHAUHEUHAUHEUHAUHEUHAUH
Contrariando a grande maioria. . .
Gostei de ver, respondeu na lata.
Quer criticar? Critique, mas não pense que ficará sem uma resposta.
Deveria sim ter reclamado na hora com o gerente. Você pode ter tido azar de ter pego um prato onde o cozinheiro errou, ou sei lá, afinal errar é humano.
Intolerância é uma merda.
junho 16th, 2008 23:07
Agora faço questão de saber onde fica o Rancho da Traira daqui de Belo Horizonte para nunca passar nem na porta! Mesmo sabendo que o cozinheiro é outro e que não tem nada a ver com a história em São Paulo, vou eliminar o Rancho da Traira da minha lista de restaurantes que visitarei um dia somente por essa atitude “bunda mole” que é típica desta classe ridícula e idiota chamada “adevogados”, porque um ADVogado, não perde tempo com essas merdas!
PS: Recomendo em BH o “Chico do Peixe” e o “Bar do Careca O Pescador”
junho 16th, 2008 23:53
Gente do céu, prometo que meu último comentário.
Õ gente BURRA, gente BURRA, e mais BURRA, burrice me irrita, e tem muita gente BURRAAAAAA escrevendo aqui. Ninguém percebeu que NINGUÉM está reclamando do restaurante ter se pronunciado, e sim o COMO ele se pronunciou. Qual a dificuldade de entender isso? QUAL A DIFICULDADE? Por favor, pessoas burras não sejam tão BURRAS e parem de escrever comentário BURROS sobre o direito do restaurante se pronunciar pois isso TODO MUNDO já concordou.
Deu pra entender que vc são meio burros? Acho que eu fui enfático não?
Agora o que mais me intriga é se esses comentários estiverem vindo de gente do restaurante tentando contornar a situação, aí sim eu vou dizer em voz bem alta O GENTE BURRA!
E pra vocês entenderem melhor, eu vou continuar indo lá, porque como já disse num comentário a cima eu acho a comida muito boa, a traíra deles é uma DELÍCIA, mas foram infelizes na FORMA com que se pronunciaram e não no ATO de se prenunciar.
E gente BURRAAAA que fez os comentários BURROS se quiserem me processar façam-me esse favor por que eu pagarei com alegria a indenização pois seria como pagar multa por não ser BURRO como vocês.
junho 17th, 2008 00:04
[...] Rancho da Traíra - preço salgado e comida sem salPor solicitação dos departamentos jurídico e de marketing em comentário abaixo, o logotipo da empresa foi removido do post, mediante alegação de quebra de direito autoral. [...]
junho 17th, 2008 00:43
Que babaquice dos caras desse restaurante publicarem isso no blog. Eles deveriam se preocupar em melhorar a qualidade da comida ao invés de ficarem indo atrás de quem critica o estabelecimento. Tem + é que meter o pau mesmo pra ver se param de servir lixo para os clientes.
Abraços!!!!
junho 17th, 2008 01:59
taí um restaurante que eu nunca vou colocar meus pés dentro… postura medíocre apelando para ameaças de lei hahaha
junho 17th, 2008 11:01
eu moro em bh, mas com certeza não irei nunca nesse restaurante… absurdo.
ps.: em vez de colocar o logotipo do restaurante, tira uma foto do local (onde apareça o logotipo e o nome do restaurante), e posta ai, como a foto condiz com o local, a lei não vai te afetar nesse caso, pois é uma foto ilustrativa da matéria, e não uso “indiscriminado” do logotipo da empresa.
abraços
junho 17th, 2008 11:39
Um dia me chamaram pra ir nesse restaurante… ainda bem que eu não fui!! Mas agora que eu não vou mesmo!!
Não pelo cara ter dito que a comida é ruim e sim pela atitude desse restaurante na sua resposta!
Fala sério! Depois dessa, além de não ir tb vou espalhar pra todos os meus conhecidos passarem longe do lugar!
junho 17th, 2008 11:43
Aposto que o cozinheiro que fez esse prato não lavou as mãos… tá explicado pq o prato ficou ruim…
junho 17th, 2008 11:47
Vou mandar minha sogra comer nesse restaurante. Aì se ela reclamar, a galera do marketing de lá dá uma surra nela. Tb vou recomendar esse restaurante pras sogras dos meus amigos.
junho 17th, 2008 11:55
SE O BLOG FIZZESSE MIL ELOGIOS AO RESTAURANTE, NINGUÉM IA RECLAMAR DO USO DO LOGOTIPO DELE…
junho 17th, 2008 12:08
COMO TU É INCONSEQUENTE, COM ESSE POST TU PODE TER TERMINADO COM O NEGOCIO DO CARA, DESEMPREGADO MUITA GENTE E DEIXADO PAIS D FAMILIA SEM TER O Q DAR D COMER AOS FILHOS… BEM COISA DE MAURICINHO FILHINHO D PAPAI Q NAO TEM O QUE FAZER E FICA ESCREVENDO MERDA NA INTERNET…
junho 17th, 2008 13:20
@Arthur da proxima vez o atendimento vai ser melhor, o peixe vai ser melhor e o departamento de marketing vai aprender a lidar com blogueiros. Ele nao foi inconsequente nao. tem todo o direito de falar. aposto que os pais de familia vao pensar bem antes de fazer merda
junho 17th, 2008 16:02
Inconsequente foi o departamento de marketing enviar uma resposta tão sem noção.
junho 17th, 2008 20:51
Que tal assim:
- o blog tem o direito de expressar sua opinião OK
- o restaurante tem o direito de contestar OK
- o restante do mundo tem o direito de NÃO ir ao restaurante
junho 17th, 2008 22:54
Interessante. O jurídico do Rancho da Traíra conseguiu piorar a situação. Se tivessem deixado quieto ninguém tinha prestado atenção. Agora muito mais gente tá sabendo do naipe da comida de lá!!! Tiro no pé é prejuizo pouco!!!
junho 17th, 2008 23:32
O pior de tudo que eles nem sequer responderam… provavelmente eles estão achando que não tem problema, afinal são apenas 100 pessoas, mas só no ueba ja foram quase 3000 clicks, que facilmente se transforma em 6000 clientes perdidos e assim por diante…
Aposto que a maioria chegou a esse blog já com o preconceito, achando que a empresa havia feito alguma cagada, assim ao bater o olho com aquele monte de leis e palavras dificeis, muitos nem leram todo o comentario e se leram foi só passando o olho… E esse sim é o poder do “marketing”!!! cuidado galera…
a comida pode ser otima, mas o RANCHO DA TRAIRA perdeu clientes por outro motivo, a falta de bom senso em usar uma linguagem mais coloquial, que todos usamos na internet!!!
“Rancho da Traíra:” “[...] a insatisfação manifestada no “blog” sobre o seu gosto, deveria ser resolvida com uma simples reclamação ao gerente da casa ou aos garçons, cujas orientações seriam suficientes a sanar o problema prontamente. [...]” e “Fica aqui consignado o convite para conhecer alguma de nossas unidades franqueadas, ou se tiver a oportunidade, nosso desejo é de que nos visite aqui em Mogi das Cruzes, cidade distante somente 60 Km da capital de São Paulo, sede de nossa marca, para conhecer um pouco mais da história da marca, técnicas de produção e degustar nossas especiarias.
Agradecendo antecipadamente pelo espaço de produção intelectual”
O estrago já foi feito, só posso desejar boa sorte aos sócios e empregados do Rancho da Traíra, e que aprendam a lição: ao invés de esclarecer que existe uma lei, apenas peçam usando o jeitinho brasileiro.
junho 18th, 2008 09:00
Ridículo ! como disseram anteriormente, perderam a oportunidade de ficar calado ! Sabe quando eu vou a esse restaurante ? nunca …. nem de graça ….
junho 18th, 2008 09:26
Sra. Gerente do Dpto de Marketing e Sr. Consultor Juridico, vcs tem diploma?
Esse final de semana eu ia conhecer o Rancho de Traíra de BH…
Não vou mais… Eu e mais 10 amigos, para quem enviei o link deste post…
Acho que a diretoria vai ter que voltar às suas origens e aprender a se virar com o tamanho da vara que espera por eles hahahahahaha
Dica: galera de BH, o Rancho do Peixe, na saída pro Rio, é bom demais… Passem por lá e conversem direto com o dono, que além de ser gente boa, te serve uma cachacinha para melhorar a prosa…
junho 18th, 2008 09:47
Liberdade de expressão no dos outros é refresco…
Você gosta de divulgar em seu blog ou site os restaurantes que frequenta e tecer comentários sobre eles? Cuidado porque esses mesmos estabelecimentos podem obrigá-lo a tirar os comentários, caso eles sejam desfavoráveis à sua própria reputação…
junho 18th, 2008 09:51
Como todos por aqui disseram, a reacao do restaurante em responder a uma critica teve efeito contrario. Ao inves de apenas se defenderem, eles chamaram mais atencao as reclamacoes. Com tudo isso dito, os adjetivos “RANSO” e “SEM-SAL” e “CARO” foram realmente vinculados ao estabelecimento. Quem, de agora em diante, ira ouvir a palavra RANCHO DAS TRAIRAS e prontamente nao se lembrar destes adjetivos ? Realmente, surtiu efeito contrario. Pessima jogada de marketing. E, para aqueles que estiverem com agua na boca, querendo provar o peixe de la, podem ir. Facam bom proveito. Eu prefiro passar longe.
junho 18th, 2008 09:58
mas só no ueba ja foram quase 3000 clicks, que facilmente se transforma em 6000 clientes perdidos e assim por diante…
Po, isso é tão ridículo e engraçado que eu já mandei pruns 10 amigos que não conhecem o ueba só pra eles lerem a resposta mais patética que uma empresa (de fundo de quintal) já deu.
Att.
Marcão
junho 18th, 2008 12:07
Acabei de receber o link do blog por email. Aos meus amigos traíras: vocês conseguiram fazer um simples e inofensivo comentário virar um fenômeno!
Destaco um trecho da wikipedia sobre a traíra: http://pt.wikipedia.org/wiki/Traíra
… Devido às características carnívoras e à sua predileção pelas sombras e escuridão, o vocábulo “traíra” também é utilizado como gíria (Brasil) para identificar o indivíduo traidor, que age nas sombras, sorrateiramente delatando ou prejudicando seus colegas. … É um peixe voraz, briguento, completamente territorial…
junho 18th, 2008 16:53
Nao achei engraçado. Achei triste.
Qual o problema de o restaurante se defender? É prova de que a opinião sobre seu empreendimento realmente importa para eles. Tudo bem que, no final das contas, teria sido melhor não terem dito nada, mas a intenção foi boa. Eles foram educados, diferente de muitos dos “comentaristas” acima.
Puxa, se eles estão abertos a tanto tempo, quer dizer que algumas pessoas acham o lugar bom, não é?
junho 18th, 2008 17:44
Eu achei desnecessária a postura do restaurante em questão! Eu já não iria no Rancho da Traíra e nem em qualquer outro rancho por que não gosto de peixe. Eles podiam ter sido mais profissionais com a resposta. Quiseram usar o método da arrogância do tipo “É caro mesmo!”. Tem certas coisas que não justificam o preço!
“O beneficiamento dos produtos do “RANCHO DA TRAÍRA” é realizado de maneira artesanal. Mesmo sendo em quantidades elevadas (10 mil kg/mês – o maior consumidor de traíras do Brasil) não substituímos tal técnica por um processo industrial, o peixe é manuseado um a um, o que confere um maior nível de qualidade e certamente culmina num preço diferenciado.”
É uma pena uma resposta que culminou com um tiro no pé!!
junho 19th, 2008 11:12
Se liga na foto do curriculum que mencionaram acima….kkk
junho 20th, 2008 00:24
Caramba, adorei a postura do restaurante!
Primeiro por ter o interesse de saber o que dizem dele na Internet, coisa que a maioria das empresas deixa de lado.
Segundo por entrar em contato na sessão de comentários do post, deixando público para todos os leitores a posição do restaurante. Geralmente quando alguma empresa quer ferrar algum blogueiro, simplesmente manda um documento por correio, motoboy, e-mail ou telefone.
Terceiro por não denegrir o blog, simplesmente explicar o motivo do preço alto, ressaltar a qualidade do local e discordar da nomenclatura usada (ranço), bem como sugeriu uma ida à sede para conhecer.
Com relação ao logotipo, eles têm toda razão de de não deixar usar. Nós blogueiros ficamos fulos da vida quando fazem plágio de nossos textos, copiando e colando em outro blog, por que uma empresa não ficaria chateada de ver seu logotipo sendo utilizado para outras finalidades (ilustar um post de blog)?
Gostaria eu que a TIM ou NET postasse um comentário no meu blog retrucando o que eu disse de negativo deles, abrindo um canal para eu tirar minhas dúvidas e solucionar meus problemas.
junho 20th, 2008 04:10
Usaram o comentário para fazer uma baita de uma propaganda e ainda reclamam citando dezenas de leis!
E o que eles querem dizer com “acreditamos na superação das críticas lançadas”?
junho 20th, 2008 08:44
Acho que eles não perceberam que o blog, antes de ser um “órgão de imprensa de divulgação massiva” ou coisa do gênero, manifesta a opinião de um consumidor, de um possível cliente, de um freguês que eles acabam de perder por não terem manifestado o desejo de ouvi-lo. Se isso fosse aceitável, os advogados vão ocupar o lugar dos maitres.
junho 20th, 2008 09:00
[...] Manual de Sobrevivência em São Paulo publicou observações sobre uma refeição no Rancho da Traíra e o primeiro comentário foi daqueles que parecem ser o consultor jurídico e a gerente de [...]
junho 20th, 2008 09:14
Aposto que a comida vai ficar mais gostosa com a atitude do “Consultor”. Isso que dá falar que não gosta…
Piada…
junho 20th, 2008 09:33
Meu Deus! Se eu for lá comer um peixe e reclamar pessoalmente com o dono, o que ele faria? Será que ANTES de ir eu precisaria consultar meu advogado?
junho 20th, 2008 13:52
Parabéns ao Rancho da Traíra, pela incrível demonstração de “Como criar mais publicidade negativa para si”. Ser uma mala não é bom para negócios, e geralmente é coisa que só se faz em particular, e para isso existe formulário de contato…
O resultado é um artigo conciso e simples estragado com um update anticlimático. Genial…
No mais, o que dizer? Não planejo chegar a menos de um quilômetro de distância de SP nos próximos 10 anos, mas se for o caso vou me lembrar disso…
junho 21st, 2008 01:10
me dá raiva essa “inclusão digital” onde juizes multam o orkut por pessoas serem difamadas e advogados e etc não souberem o que é opinião e virem com um monte de lei
junho 21st, 2008 01:36
[...] pessoa visita um restaurante em SP, e faz uma avaliação negativa em seu blog (sem nenhum abuso, até com alguns pontos positivos no [...]
junho 21st, 2008 08:05
Essa merece um livro do tipo “Aprenda a gerar publicidade negativa para si mesmo em 21 dias”.
Mais engraçado é a resposta ser assinada pelo departamento de marketing (juntamente com o jurídico).
Bem, esse marketing funcionou para o teu blog, visto o número de comentários aqui deixados…
junho 21st, 2008 23:26
“Ligia
Puxa, se eles estão abertos a tanto tempo, quer dizer que algumas pessoas acham o lugar bom, não é?”
Só porque a Playboy da Mulher Melancia vendeu 39182931391 zilhões de cópias não quer dizer que ela não seja gorda :P.
junho 23rd, 2008 12:20
Comecei a acompanhar o mundo dos blogs a pouco tempo, mas se tem algo que me interessa é a fusão da propaganda com a tecnologia de maneira geral que podemos chamar de “Marketing-Tecnológico”.
Acabei parando aqui por acaso, e já me senti insultado e reprimido enquanto “cliente em potencial”.
Se eu resolver fazer a MESMA crítica em outros meios, serei repreendido da mesma maneira?!?!?
Ôõ
junho 23rd, 2008 22:54
[...] fora da polêmica-mor do momento na blogosfera, dêem uma olhada na fantástica repercussão que este post do Manoel Netto teve nas últimas [...]
junho 28th, 2008 21:26
invevitavel não rir!
junho 30th, 2008 13:58
ADVOGADO EH O POVO MAIS MALA DA HISTÒRIA!!! VAI FAZER RODEIO PRA FALAR UMA COISA ASSIM LA NA PQP!!!
julho 1st, 2008 13:48
Curioso que podiam ter, na surdina, convidado o autor ao restaurante, por conta da casa para tirar essa má impressão e mais do que óbvio, geraria sim uma repecurssão muito mais inteligente e positiva… Mas não… O marketeiro deles é fraquinho que dói. Bom saber que ainda possuem várias filiai. Não piso nesse restaurante em Belo Horizonte!
julho 6th, 2008 12:05
Incrível!
Li TODOS os comentários e possivelmente isso tirou-me mais de uma hora, mas não pude perder uma vírgula dessa história que, pra mim, vai virar “case” de estudo.
Já vimos isso acontecer com uma atriz que foi chamada de “gorda” e processou o site. O negócio espalhou-se tão rápido que o Google nem sabia mais que novelas ela tinha feito, só que tinha um processo rolando…
Blogueiros são fontes valiosíssimas para as empresas. Não é à toa que LG, Coca-Cola e outras empresas estão cada vez mais inserindo essa “classe”, digamos assim, nos seus esforços de publicidade. Eles geram opiniões pessoais, coisa cada vez mais difícil de encontrar num universo dominado por outdoors e anúncios nos jornais.
Nem tentem vir para Porto Alegre. Na verdade nem tentem abrir outra franquia! Troquem o nome, digam que abriram em 2008 e convidem 12 blogueiros para apreciar os pratos…
julho 12th, 2008 20:38
[...] Mas surpreendo-me com atitudes como a que eu lí hoje: Um blogueiro vai até um restaurante com sua família acha a comida salgada e cara e como o blog dele é o “ Manual de Sobrevivência em São Paulo” , escreve um post contando sua experiência gastronômica frustrada. [...]
julho 13th, 2008 14:11
Engraçado que gosto é subjetivo. Um gosta do peixe (o tal cunhado curtiu), outro não gosta. Mas a postura do restaurante é extremamente objetiva. Queimou ele mais do que qualquer coisa alguém falasse.
Capaz até de já terem dito isso. Não aguentei ler 170 comentários
julho 20th, 2008 19:04
Realmente o rancho deixou muito a desejar pois estive la com minha esposa e nao gostei do que provei já conhecia o rancho mais o de mogi das cruzes o de mogi não tenho do que reclamar ,não sei se é por que é diriguido por um oriental mais estava sem sal e sem gosto mesmo.o preço algo que me asustou .
mais fui iludido pelo que avia provado em um outro rancho e achei que por ser uma franquia estaria seguro mais me enganei não aconselho para ninguém esta esperiencia .
julho 21st, 2008 22:50
Eu li tudo (claro, incluindo os 174 comentários, outros blogs e ateh vi a foto da diretora de mkt…). Concordo com a maioria quanto à forma de condução da empresa. E por já terem falado tanto, não tem necessidade mais um.
Mas eu também tenho pena das pessoas que administram o local. Sabe quando uma pessoa está no púlpito falando/fazendo merda e só resta ter vergonha alheia porque ela não vai perceber que o púlpito é na verdade um buraco?
Por isso, a essência do meu comentário é para a empresa (eles devem ler bastante isso aqui): Não quero fazer a seguinte relação, mas é inevitável: se vocês tratam assim seus públicos externos, imagino os internos. Contrate um profissional de Relações Públicas! Pelo menos ele irá explicar tudo isso que aconteceu.
E parabéns ao Manoel!
julho 27th, 2008 03:23
N.1
Hora de re-pensar nestes “cargos” :
Consultor Jurídico
Gerente do Departamento de Marketing
Se eles realmente existem (ou é sobrinho e estágiária) e qual a competência deles…
N.2
Como quase “quebrar” uma empresa em em “Resposta”!
julho 28th, 2008 09:14
Será que todos que estão reclamando jé experimentaram a comida do restaurante???
Eu pessoalmente já fui muitas vezes na unidade da Vila Mariana e gostei muito, e também não achei nada de mais na resposta da empresa.
O nome disso tudo “Tempestade em copo d´agua”.
julho 28th, 2008 17:00
Caracas! Fala sério! Que réplica ridícula desta empresa! Alternativas de réplica:
1) convidar novamente o blogueiro, pagar um rango de graça com direito a acompanhante e tentar entender o que o desagradou;
2) pedir desculpas pela gastronomia e temperos da casa não ter agradado o mesmo, mas que ficasse seguro quanto a qualidade e origem dos produtos por ela fornecidos;
3) pedir desculpas solamente.
agosto 16th, 2008 11:30
Ridícula a a atitude do Rancho da Traíra, eu que nunca vou aparecer por lá, e não é po