Otaku – adolescentes fantasiados na Liberdade

OtakuConheci o bairro da Liberdade há cerca de 2 semanas. Adorei o clima, decoração, apesar de a praça estar em reforma (certamente vai ficar muito mais interessante em mais algumas semanas). Dei uma volta rápida, pois já era tarde e eu ainda não tinha almoçado, por isso fomos a um restaurante japonês muito bom – quando eu descobrir o nome, escrevo uma nota sobre ele aqui.

Mas o que me deixou curioso foi uma galerinha adolescente, logo que cheguei na estação do metrô. Uma penca de meninos e meninas, aparentando entre 12 e 20 anos, quase todos fantasiados. Eram perucas, tintas coloridas nos cabelos, pulseiras imitando comunicadores de heróis do espaço, tiaras imitando orelhas de algum animal (era o que mais se via), maquiagens coloridas e marcantes, além de mochilas com dezenas de chaveiros pendurados e balançando.

Saltitavam de um lado para o outro da estação, rindo, dançando, bebendo, namorando. O papo rolava solto, a azaração e a alegria. Curioso, mas um fenômeno social interessante, engraçado e intrigante. Fiquei com aquilo na cabeça e comecei a procurar o que significava.

Otaku – Apaixonados pela Cultura Japonesa

Segundo a Wikipedia, o termo Otaku (que é japonês), é utilizado para denominar pessoas com interesse obsessivo por mangá, anime e video-game. No Brasil, eles são uma tribo de apaixonados pela cultura do Japão. Gostam de quadrinhos (mangá) e desenhos (anime) japoneses, música, fantasiar-se de personagens de anime e mangá (cosplay) e tudo que tenha relação com o Japão.

Nem sempre são descendentes de orientais. Para ser aceito na comunidade, basta ter paixão e conhecimento naquilo que é cultuado pela tribo. Otakus não são emos, apesar de algumas características semelhantes entre os dois. Confundí-los é procurar briga.

Um dos maiores eventos que reúnem tribos como os Otaku é o Anima Weekend, que rola esse ano dias 3 e 4 de novembro, em Florianópolis / SC. Outro muito importante também (cerca de 70mil participantes em 2007) é o Anime Friends, que acontece em julho. Rolam exposições, palestras, concursos de cosplay e o mais importante: a galera toda se encontra e se diverte pra caramba.

* Fotos no Flickr deBlack Wall

One thought on “Otaku – adolescentes fantasiados na Liberdade

Fazer um comentário