Metro Linha Amarela em fase beta

A Linha Amarela do Metro de São Paulo começou a funcionar, finalmente, após um longo e tenebroso inverno. Pelo menos em fase experimental. Nessa primeira fase apenas as estações Faria Lima (no Largo do Batata) e Paulista (na Rua da Consolação) estão ativas. O traslado entre as estações dura em torno de 3 minutos, mais o tempo de espera, que nesse primeiro momento é grande devido ao reduzido número de trens. Ah, faltou dizer que não estão cobrando ainda o trajeto e o horário de funcionamento é restrito das 9 da manhã às 3 da tarde.

Eu experimentei a viagem na última sexta-feira e tirei várias fotos (veja abaixo). Vale dizer que existem várias novidades, pontos a serem destacados nessa nova linha:

  • Os novos trens não são tripulados. A navegação é remota e automática, não tem condutor;
  • Os vagões não são isolados. Os passageiros podem transitar dentro do trem, que parece um daqueles ônibus articulados, sanfonados (mas as articulações não aparentam tanta fragilidade quanto dos ônibus);
  • Os trens possuem ar condicionado, câmeras e painéis de LED para sinalização e avisos;
  • O condutor de eletricidade para os trens (você achou que eles se moviam como? gasolina?), ao contrário dos atuais, fica na parte superior, não nos trilhos. Dessa forma, se alguém cair nos trilhos, não morre eletrocutado;
  • E para alguém cair é bem difícil, já que as plataformas são isoladas dos trilhos por uma parede de vidro com portas automáticas, que só abrem quando o trem está parado, posicionado e de portas abertas;
  • Não há catracas. As entradas para a estação se dão através de portas de vidro automáticas, que se abrem após o pagamento da tarifa (quando já estiver sendo cobrada, por enquanto, se abrem com sensor de presença).
  • Existem outros pequenos detalhes também, como a profundidade da estação (uns 4 lances de escada rolante), os botões de emergência das escadas na altura dos braços ao invés dos pés, a ótima iluminação das estações e o aspecto “clean” de tudo. Espero que continue assim e não sujo, riscado, grafitado e tudo o mais.

Fotos da Linha Amarela

6 thoughts on “Metro Linha Amarela em fase beta

  1. A única mudança que me preocupa, é a privatição da concessionária que administra a linha.

    A empresa Metrô tem prêmios com relação a qualidade de seu serviço, espero que a CCR consiga seguir esse padrão através de sua nova concessionária ViaQuatro.

    Está o boato de que só ficará 1 funcionário por estação quando finalizar o período de testes.

  2. Oloco Manuel! Encontrei seu Blog na web digitando “cultura São paulo” no Google images!!

    Estava fazendo uma pesquisa de imagens para fazer uma fake em um wireframe e olha só onde vim parar! rsrs

    Parabéns pelo Blog e pelas observações.
    Fiquei boqueaberto com a via amarela. Ainda não passei por lá. Chique no urtimo hein! Nem parece Brasil!

    Que o governo continue acertando nesse sentido. E isso é puro design, usabilidade e foco no usuário! :)
    Show de bola!

    Grande abraço!
    Marquinho

Fazer um comentário