Exposição Leonardo da Vinci: A natureza da invenção

Exposição-Leonardo-da-Vinci-A-Natureza-da-Inveção-Manual Sp

Está em busca do que fazer nesse final de semana? Que tal dar uma passada pela exposição do Leonardo da Vinci? Nós fomos e adoramos! A primeira dica é: Vá com roupas e calçados confortáveis e leve água, pode ser que você demore para conseguir entrar, pois a exposição é pequena, então é liberada em pequenos lotes de pessoas.

O foco principal são as réplicas das invenções de Leonardo Da Vinci que foram separadas entre “Introdução”, “Transformar o movimento”, “Preparar a Guerra”, “Desenhar a partir de organismos vivos”, “Imaginar o voo”, “Aprimorar a manufatura” e “Unificar o saber”.

Embora a maioria dessas invenções expostas fossem “miniaturas”, isso não tornou a exposição menos interessante, principalmente por que tinha explicações detalhadíssimas (inclusive em outros idiomas) sobre todas elas, algumas em imagens 3D para facilitar o entendimento e a visualização do projeto em funcionamento e outras que você podia tocar para ver em suas próprias mãos como funcionava.

A propósito, essa exposição é muito interativa, tem diversas coisas que você pode “mexer” para ver funcionando. Achei isso muito legal.

Algo que me chamou bastante a atenção foi o fato de toda a exposição ter imagens em alto relevo e explicações em braile para deficientes visuais e o que não tinha como sentir para entender, era explicado por vídeo com áudio, que era acionado por um botão de “início” ou “play” que, a partir disso, definia qual era o idioma que você gostaria de ouvir.

Sobre as peças de Da Vinci em si, acho que não preciso dizer muita coisa. O cara era simplesmente genial e é totalmente compreensível o fato de ele não dormir como uma pessoa comum, parece que ele não queria perder tempo, dá para sentir a empolgação dele aplicada em tudo, mesmo sendo demais – em todos os sentidos da palavra – para aquela época, tanto que várias coisas, desde simples aparatos, só passaram a ser usados em nosso cotidiano muitos e muitos anos depois de sua invenção.

É surreal tentar se colocar no lugar de Da Vinci para enxergar o mundo com os olhos de criador que ele tinha. É fascinante ver pessoalmente muito do que serviu como inspiração/ponto de partida para as tecnologias que temos hoje.

Recomendo demais a visita e sugiro que você pegue o guia que é disponibilizado na entrada do local para ir lendo enquanto vê cada parte da exposição.

A exposição Leonardo da Vinci: A natureza da invenção fica na Galeria de Arte do SESI – SP na Avenida Paulista, 1313, próximo ao metrô Trianon-Masp e estará em cartaz até o dia 10 de maio de 2015. A entrada é gratuita.

Fazer um comentário