Lá em Salvador, subir em ônibus razoavelmente cheio (daqueles em que não há cadeiras livres e algumas pessoas estão em pé) é um problema, pois as pessoas se acumulam na entrada ou logo após passar a roleta. Em Sampa é bem diferente. As pessoas se acumulam nas portas de saída, mesmo quando há cadeiras vazias e elas só vão descer do ônibus daqui meia hora.
Na verdade isso é algo que observei em metrô e trem também. As pessoas ficam, talvez, com receio de perderem o ponto, não conseguirem descer (isso pode acontecer facilmente no metrô, que não espera ninguém) e terem que andar mais. Coisa de paulista. Na dúvida, aja como eles e fique perto da porta de saída pelo menos. Como todo mundo se acumula lá, vai ficar difícil sair.
Mas andar de ônibus tem uma vantagem maravilhosa: o cartão Bilhete Único. Com ele você faz uma carga em dinheiro e pode utilizar para pegar ônibus, trem ou metrô, fazendo o abatimento direto do cartão. A vantagem é que, no ônibus, você tem 3 horas para pegar até 4 ônibus e chegar ao seu destino, pagando apenas a primeira tarifa. Em algumas situações, você vai utilizar 2 ônibus para ir e voltar com apenas uma passagem ;-). Legal não?
Qualquer um pode comprar o cartão sem registro, em um dos 5.000 postos espalhados pela cidade – estações de metrô, farmácias e principalmente casas lotéricas. Mas fica esperto que, se você perder o cartão, seus créditos vão junto. Para não acontecer isso você precisa fazer um registrado, mas em outro post eu dou detalhes.
Para incentivar ainda mais o uso para o lazer, nos finais de semana e feriados, o Bilhete Único pode ser utilizado até 4 vezes em até 8 horas.
* Foto por Rodrigo Martin em Creative Commons
Outra dica é visitar sempre previamente uma outra página da SPtrans, utilíssima para fazer o seu melhor roteiro e indicar com precisão os pontos certos de embarque, desembarque e, eventualmente reembarques: http://200.99.150.164/PlanOperWeb/
Wagner,
Essa dica eu já dei, foi uma das primeiras 😉
http://manualsp.com.br/qual-onibus-em-que-ponto-e-longe/
Realmente, MUITO útil. Eu uso sempre.
Abraço
Netto, aqui em Salvador, a empresa responsável pelo o transporte público também está tentando implementar o bilhete único.
Aqui temos o “Salvador Card”, aonde é possível pegar o segundo ônibus por um período de 1h pagando apenas meia. Sendo que, aqui a passagem é 2,00 reais.
Notei que apesar da empresa responsável aqui em SSA está tentando implementar algo parecido, está longe demais para o Bilhete Único de Sampa.
O blog tá mto legal. Adorei o ranço da traíra… Beijos