Boicota SP, para quem abusa dos preços em Sampa

Hoje foi lançado um site/aplicativo que já está dando o que falar (tanto que o site já caiu algumas vezes): o BoicotaSP. O site tem a proposta de denunciar estabelecimentos que praticam “preços extorsivos” por produtos ou serviços na cidade de São Paulo.

Boicota SP

Pessoalmente, eu sou muito a favor de exibir dicas e opiniões dos próprios consumidores em sites, para que outros consumidores possam se precaver de prováveis roubadas. Por isso uso bastante o FourSquare, deixo dicas dos lugares que vou e frequentemente consulto dicas deixadas por outras pessoas antes de pedir um prato ou até mesmo de ir no estabelecimento.

Minha experiência em São Paulo, com cinco anos completos mês passado, eu narro sempre por aqui ou nas minhas redes sociais. E minha opinião não é novidade para as pesquisas divulgadas periodicamente por fontes com mais credibilidade que eu: é muito caro viver em São Paulo. Muito. Não somente pagar o aluguel ou bancar um automóvel, mas o lazer também é bastante salgado. Por sorte, existem opções de cultura bem baratas ou gratuitas, mas é na gastronomia que o lazer fica restrito.

E não estou falando, obviamente, de lugares com bastante conforto e atendimento super, destinado a públicos mais “selecionados” (quando não querem dizer que é classe A). Outro dia entrei num restaurante e – logo de cara – soube que a conta ia ser uma mordida, mas me permiti. Nunca comi uma feijoada tão cara na minha vida, mas fui muito bem servido, atendido e praticamente mimado, em um ambiente muito confortável. Paguei por isso, claro, mas não me senti lesado ou enganado.

A proposta do site é exibir quem se aproveita do “tem quem pague” e abusa no preço, sem compensar no restante – atendimento, estrutura, etc. Isso é bem bacana e espero que as pessoas participem, que isso “cole”.

No entanto, gostaria de ver mais do que a simples justificativa do preço. Gostaria de ver malharem o Judas de quem te atende mal, de quem não oferece um ambiente limpo e seguro para seus clientes, de quem faz trambicagem na hora de pagar a conta. Esses também são vilões que precisam ser expostos, para que outros clientes não sofram e talvez para que se redimam e melhorem seus estabelecimentos.

Aqui do meu lado, no meu bloguinho, vou continuar falando disso tudo, e também claro, dar dicas de lugares que valem a pena (além dos pontos positivos dos lugares “marromenos” também).

UPDATE: O BoicotaSP saiu do ar há algum tempo e em seu lugar está um blog de sexo(?!)

2 thoughts on “Boicota SP, para quem abusa dos preços em Sampa

Fazer um comentário